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Empresas de quaisquer portes e segmentos necessitam de tecnologia para suportar seus negócios. E a aquisição dessas soluções geram desafios aos CIOs

A tecnologia está cada dia mais incorporada às atividades fim das empresas de quaisquer portes e segmentos. Elas automatizam processos, garantindo melhorias e aumento de produtividade, mas também impõem desafios para a área de TI, como a necessidade da estar alinhada às tendências e às soluções mais adequadas aos negócios de sua empresa, assim como aos custos de aquisição e integração, para que sejam os melhores do mercado. Somados a isso, precisam levantar os recursos para a integração de projetos, tarefa que geralmente fica na responsabilidade do CIO (Chief Information Officer).

Investimentos em TI

O desafio do CIO é provar o quanto a TI é uma ferramenta de negócio que vai assegurar as operações da empresa. Por isso, ao solicitar o investimento junto ao CEO (Chief Executive Officer) ou CFO (Chief Financial Officer), ele precisa apresentar argumentos que demonstrem que está utilizando as melhores estratégias para garantir o alto desempenho das tecnologias.

Os argumentos podem estar baseados em questões tangíveis e intangíveis. Por exemplo, a redução de custos e o impacto na produtividade entre as filiais da empresa ao trocar um sistema de telefonia convencional pelo sistema IP; ou sobre a redução de tempo dos seus executivos e custos de deslocamento ao implementar sistemas de telepresença em escritórios remotos.

Diagnósticos negativos

A otimização de redes também é um desafio para os CIOs, porque lentidões e queda de sistemas são incidentes que resultam na paralisação de processos, e consequente perdas financeiras. Diante de diagnósticos de falhas de redes, os CIOS precisam poder de decisão e convencimento junto a sua diretoria para aprovar estratégias que minimizem os riscos e maximizem lucros.

Esses diagnósticos, que são apresentados por consultorias especializadas, pode tanto identificar a origem dos problemas de falha, como fazer uma análise geral e identificar pontos ainda mais vulneráveis para a infraestrutura de rede, e que por hora ainda não resultaram em falha. Com um diagnóstico na mão, o CIO é quem vai avaliar a urgência para corrigir os pontos críticos. Dependendo do grau de complexidade, é possível resolver problemas em algumas horas ou em poucos dias, evitando por exemplo que um incidente deixe o ERP parado, atingindo toda a função orgânica da empresa.

Por mais que essa decisão tenha que ter o aval de outras diretorias, o CIO estará munido de relatórios que justificam valores a serem empregados. Ainda vale a reflexão sobre o quanto custaria esperar que o problema se estabeleça para que as providências sejam tomadas.

Dentre os benefícios da TI, estão o suporte ao desenvolvimento de produtos, emissão de notas fiscais, vendas, produção, enfim, toda a atuação na gestão de processos. E a visão atualizada do CIO sobre as tecnologias ideais para seu negócio, assim como as melhorias que devem ser feitas, vão fazer a diferença para a competitividade da empresa.

Equipe NapIT

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