Uma empresa auditada sempre é bem-vista no mercado. Por isso, um cliente da Nap IT contratou os serviços de consultoria para apontar as melhorias na TI necessárias para estar em conformidade e ter seus processos aprovados pela auditoria
Toda empresa que vai passar por uma auditoria se preocupa em revisar suas operações e em fazer as melhorias necessárias para ser aprovada.
A missão da auditoria é verificar registros financeiros e operações, oferecendo relatórios que demonstrem que a empresa trabalha de acordo com as normas e procedimentos internos das organizações. E isso é um diferencial competitivo.
Esse foi o objetivo de um dos clientes da Nap IT que atua no segmento de soluções de pagamento por múltiplos canais. Visando passar pela auditoria e ter a eficiência das suas operações validadas, a empresa contratou a consultoria da Nap IT para analisar a infraestrutura de suas tecnologias e pontuar possíveis problemas, como vulnerabilidade na segurança e falhas de rede que poderiam causar queda do ambiente de rede.
A consultoria deveria não só analisar as tecnologias e apontar as falhas, como recomendar as respectivas melhorias a serem realizadas.
Análise, diagnósticos e Método GUT
A análise envolveu conhecimentos de Routing & Switching, Segurança e Datacenter. A tarefa foi executada pela equipe de engenharia da Nap IT e supervisionada pelo Líder dos Engenheiros de Rede, Henrique Hermany, profissional especializado e certificado nessas tecnologias.
A atuação foi focada na análise dos equipamentos que o cliente mais acessava. “Nosso engenheiro atuou na análise de vários equipamentos, considerando configurações, versões, condição do hardware, topologia, entre outros pontos. O documento gerado contou com a aplicação do Método GUT para definir a prioridade das melhorias na rede”, ressalta Hermany.
Melhorias na TI
O método GUT divide as prioridades em ‘Gravidade’, ‘Urgência’ e ‘Tendência’. Junto a essa matriz foram entregues aos colaboradores do cliente os scripts detalhados sobre como eles deveriam aplicar cada uma das melhorias. Foram 63 recomendações voltadas aos sistemas de Segurança, Spanning-tree, LAN, alta disponibilidade e protocolos de roteamento (OSPF, BGP).
“Certamente, não se pode aplicar todas as recomendações ao mesmo tempo. Então, uma vez que a Nap IT não fez a implementação, utilizamos o método GUT para auxiliar o cliente nas prioridades. Por meio dessa matriz, o cliente ainda pôde clicar em cada uma das recomendações para abrir o passo a passo e executar a melhoria”, explica Hermany.
Nesse projeto, o time da Nap IT se dedicou a entender quais eram as necessidades e expectativas do cliente para assim garantir sua satisfação.
Para conhecer cases e a eficiência da equipe de engenheiros da Nap IT, fique de olho nas próximas publicações em nosso blog.