Cenário
Nas Lojas Renner do Brasil, o principal equipamento de rede que interligava as unidades de negócio apresentava lentidão e instabilidade, gerando constantes falhas nos acessos aos sistemas. A lentidão também impactava outras empresas do grupo, como as Lojas Camicado. Além disso, as constantes reclamações dos usuários geraram escalações na gerência e diretoria de TI da empresa.
A lentidão estava associada ao alto consumo de processamento do Switch Core de Rede, localizado no Data Center de São Paulo. O equipamento, que estava consumindo 80% de processamento, era responsável por conectar quatro entradas de links Multi Protocol Label Switching (MPLS), três servidores de sistemas utilizados pelos Centros de Distribuição e dispositivos de rede espalhados pelo Brasil.
Estratégia
A Renner já tinha o CAPEX (investimento em bens de capital) para a compra de um novo equipamento. Porém, por meio de indicação de CIOs, a Renner buscou pelos serviços de uma empresa especializada em Tuning de Rede. Ao ser contratada, a Nap IT tinha o desafio de identificar a causa raiz do alto processamento do principal dispositivo de rede do Data Center, o qual operava a 80% de sua capacidade, evitando-se, assim, a compra de um novo equipamento.
A Nap IT iniciou seu processo de Análise de Rede (Network Health Check) e, após 16 horas de consultoria, identificou a origem da lentidão que estava relacionada à configuração do dispositivo de rede. Com a aplicação das melhores práticas de mercado, alinhada a experiência em Tuning de Rede, o problema foi resolvido e o equipamento foi alterado dos 80% para 10% de processamento.
Pela Análise de Rede (Network Health Check) verificou-se ainda que o Switch estava descartando em torno de 60 bilhões de pacotes, sendo que em um ambiente de TI saudável não é normal ocorrer descartes de pacote. Na prática, isso representa perda de informações que não chegam ao destinatário e que necessitam de retransmissão, ocasionando sobrecarga do principal equipamento de rede e, consequentemente, alto consumo de processamento.
Resultados
Após a Análise de Rede (Network Health Check) a Lojas Renner evitou o investimento de um novo Switch Core do Data Center, e sinalizou outras melhorias que beneficiariam sua rede de dados, tornando-a estável, mais segura e disponível. O processamento do Switch Core de Rede do Data Center baixou de um consumo de 80% para 10%.
Ao final da consultoria, parte do investimento que seria destinado para a compra de novo equipamento foi direcionado para outros fatores, como Análise de Rede (Network Health Check) e a análise de qualidade de projetos (Quality Assurance), entregues por outros fornecedores. A solução aplicada gerou resultados positivos em sistemas como e-Commerce, Pré-Separação de Produtos – que rodam nos Centros de Distribuição, SAP das Lojas Camicado, e demais utilizados pelo financeiro e folha de pagamento.
www.napit.com.br/analise-de-rede-network-health-check