fbpx

Arquitetura de Infraestrutura: 5 dicas para um projeto de sucesso

Quer saber como garantir que a infraestrutura tecnológica da sua empresa possa escalar eficientemente e evitar impactos negativos causados por falhas tecnológicas? Siga estas cinco ações essenciais para o sucesso do seu projeto de arquitetura de infraestrutura.

1. Identifique as Necessidades e Objetivos do Negócio

O primeiro passo é realizar um estudo detalhado junto às áreas de negócio para compreender suas necessidades e objetivos tecnológicos, tanto em termos de infraestrutura quanto de aplicações. Isso proporcionará uma visão clara e completa do que precisa ser entregue ao final do projeto.

2. Levante o Ambiente Atual

Analisar o ambiente tecnológico atual é crucial para que arquitetos e especialistas possam identificar possíveis gargalos ou falhas. Este levantamento oferece uma visão detalhada de como o ambiente funciona e como as aplicações se correlacionam, incluindo os ativos de infraestrutura.

3. Desenhe a Arquitetura Lógica

O desenho lógico é fundamental para o sucesso do projeto. Ele define os fluxos de dados, perímetros, conectividade, relacionamentos e segurança. Com base nos resultados do assessment, o arquiteto pode desenhar a arquitetura lógica do Data Center e seus locais periféricos, construindo a camada de alta disponibilidade para as aplicações.

4. Defina Tecnologias e Protocolos

Até aqui, não definimos quais protocolos utilizar. Existem várias formas de resolver as mesmas questões, muitas vezes influenciadas pelos fabricantes. Cuidado com soluções totalmente fechadas que podem levar ao lock-in. Prefira padrões abertos, mesmo em soluções proprietárias, para estimular a concorrência entre fabricantes e reduzir custos sem comprometer a qualidade.

Quando se trata de software open-source, a diferença é clara: a resposta da comunidade mantenedora de um projeto ativo é geralmente mais rápida do que a de muitas soluções proprietárias. Qualidade, desempenho e segurança são prioridades para os desenvolvedores da comunidade.

5. Teste, Otimize e Documente a Arquitetura

Com a arquitetura desenhada e implementada, é hora de testá-la de ponta a ponta. Simule falhas para garantir que a infraestrutura continue operando em momentos de crise. Realize otimizações para minimizar o tempo de inatividade. Por fim, crie e mantenha uma documentação detalhada do ambiente, garantindo que ele atenda continuamente às demandas do negócio.

Lembre-se: evite o lock-in, teste várias soluções e invista em planejamento.

Acompanhe o blog da Nap IT e conte com nossa equipe para esclarecer suas dúvidas sobre Arquitetura de Infraestrutura.

Confira outras postagens

Contato

+55 (51) 3372 6200

Endereços

Brasil, Porto Alegre

Estados Unidos, Weston - Flórida

Chile, Santiago

México, Ciudad de México