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Case: Entenda como resolver falhas de sinal de telefone celular em sua empresa

Como aumentar o alcance da rede GSM e 3G?

Se a sua empresa está tendo falhas de sinal de telefonia celular, saiba que um dos seus primeiros desafios é chegar a um diagnóstico que permita a melhoria do ambiente físico e a capacidade de sua infraestrutura de rede. Tratando-se de uma rede sem fio, uma solução para identificar tais problemas é a aplicação da metodologia Site Survey, que avalia a capacidade de transmissão de dados que a rede deve suportar e a qualidade de sinal necessária para o perfeito funcionamento das operações.

Para citar um exemplo real em um case recente da Nap IT, a empresa em questão tinha dois prédios, um de cinco andares e outro de três andares com subsolo. Na ocasião, as torres de sinal de telefonia celular das operadoras presentes ao redor dos prédios apresentavam transmissão de sinal insuficiente para atender ao interior dos prédios, resultando na má qualidade de entrega de sinal para fazer ou receber ligações.

Como a empresa não sabia qual era o problema, foram realizados testes específicos de sinal GSM 3G, a fim de identificar os pontos de falhas e as soluções possíveis. O diagnóstico apontou para a necessidade do uso de repetidores de sinal, que funcionam por meio de uma antena externa direcionada para a Estação Rádio Base (ERB) da operadora de celular. Esses repetidores de sinal capturam e amplificam o sinal de celular externo, levando-o pelas antenas internas instaladas nos prédios.

A solução  reforçou o sinal em áreas que havia cobertura fraca e ampliou o desempenho da rede sem fio e o acesso aos serviços de voz e dados da empresa. A grande maioria dos processos de comunicação desses prédios dependia de um ramal telefônico e essa integração causou impacto na mobilidade permitindo aos colaboradores receberem e-mails e ligações nos seus celulares em qualquer área das unidades.

Para essa integração foram utilizados dois repetidores de sinal em cada prédio, sendo um de 800Mhz e outro de 2100Mhz, assim como 22 antenas internas, interligadas por cabos coaxiais.

Diagnóstico técnico e benefícios

No levantamento realizado pela Nap IT durante o Site Survey de telefonia, foram identificados níveis de sinal variando entre -85 a -90dBm, sendo que o limite para uma boa utilização de sinal é de até -80dBm. Ainda foi identificada a variação da frequência de sinais de diversas ERBs, que faziam com que os aparelhos celulares alterassem a todo momento a recepção para buscar o melhor sinal, consequentemente, causando as constantes quedas de sinais.

Com a implantação dos repetidores indicados e a distribuição das antenas internas, a empresa teve um ganho aproximado de 20dBm. Os testes realizados indicaram que, após a instalação, os prédios passaram a receber sinal em torno de 60dBm, de forma mais estável devido ao repetidor de sinal que evita a alternância de frequências. A comunicação móvel das equipes que trabalham nesses setores se tornou garantida.

 

Você acha que a metodologia de Site Survey seria útil em sua empresa? Ainda tem dúvidas sobre como a sua empresa pode melhorar o sinal de telefonia? Deixe um comentário para nossos especialistas!

Equipe Nap IT

 

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