Engenheiro de Redes identificou e corrigiu problemas que estavam prejudicando a produtividade do departamento de Armazenamento de Tabaco do cliente da Nap IT
Em processos cada vez mais conectados e complexos, qualquer problema na área de TI pode representar um grande impacto. Quer um exemplo? Um dos clientes da Nap IT, por conta de uma simples falha de conexão à rede, teve de enfrentar uma interrupção prática de sua linha de produção, em que 40% de seus funcionários teriam de ficar parados, gerando perdas consideráveis. Agora, imagina essa situação na sua empresa!
Para atender esse chamado, Gabriel Couto, Engenheiro de Redes da Nap IT, foi escalado com a missão de analisar, identificar e propor a solução mais rápida e efetiva. “A área de negócios do cliente reportou que todas as operações de etiquetagem desenvolvidas pelo departamento de armazenamento e manejo de tabaco estavam paradas. Isso atrapalhava o gerenciamento de outros times e processos de produção, provocando um prejuízo incalculável à operação diária”, resume.
Entendendo o problema: Análise de Redes como ponto de partida
Integrante do time de atendimento do Global Advanced Services, o GAS, Couto começou sua jornada de atendimento com a aplicação de um mapeamento físico do local. “Usamos nossa base de documentações para compreender como a infraestrutura de nossos clientes está interconectada. Depois, realizamos testes de conectividade e analisamos as configurações dos equipamentos na região impactada, que é uma prática em que busca da causa raiz do problema avaliado”, explica o especialista.
Após 30 minutos de análise, o engenheiro concluiu que existia um erro de compatibilidade entre as configurações das portas dos switches – sendo que um deles era usado para conectar todos os Access Points responsáveis pela publicação da rede wireless.
Rede Funcionando: como Gabriel salvou a operação?
A resolução do problema foi simples: um dos switches estava com cabos instalados em portas erradas, ocasionando o não funcionamento das conexões dependentes. Tal problema poderia também ter provocado a alta utilização no processamento dos switches, gerando lentidão no tráfego dos dados.
De acordo com as investigações posteriores, o problema aconteceu em uma rotina de manutenção elétrica no datacenter em que uma equipe, erroneamente, conectou o cabeamento em uma porta do switch que não estava configurada para uso.
Para evitar novos problemas, o engenheiro aproveitou a situação e realizou a configuração do spanning-tree BPDU Guard e PortFast nas portas dedicadas a receberem os endpoints (desktops, impressoras etc.). Este comando, entre outras questões, promove o bloqueio da porta em caso de conexões com um switch desconhecido, trazendo benefícios de segurança e gerenciamento ao administrador.
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