Um Centro de Monitoramento de Redes (NOC) tem a função de manter alto desempenho das tecnologias. Mas, de agora em diante, você precisa saber o que a próxima geração de NOC faz para agregar ainda mais valor ao monitoramento de redes de sua empresa
A Nap IT apresenta ao mercado a próxima geração de tecnologia para gestão de redes, o Next Generation NOC – NGNOC. A solução reúne tecnologias, como a da plataforma proprietária Intelligent Assessment; e serviços, como os voltados ao sucesso dos clientes, para entregar a melhor resposta aos problemas de rede das empresas.
Enquanto o Centro de Operações de Redes (NOC) monitora e detecta equipamentos com comportamento fora do padrão, o NGNOC aplica o Intelligent Assessment para analisar e apontar a causa raiz de um problema. A plataforma faz a análise de forma automatizada e com alto grau de acuracidade.
Por isso, a automação presente no Intelligent Assessment é um dos principais diferenciais que a próxima geração do NOC oferece aos administradores de redes.
A necessária evolução do NOC
O IDC Predictions, estudo realizado pelo IDC, apontou as “10 Previsões para o Brasil em 2021”. Uma das questões do estudo foi: “quais iniciativas de negócios vão impulsionar os investimentos em TI nesse ano’.
Entre os interesses das empresas destacaram-se: o aumento da produtividade; a redução de custos; e a introdução de serviços novos ou aprimorados aos processos. Todos esses tópicos estão alinhados aos propósitos da Nap IT na oferta de inovação com o NGNOC.
Intelligent Assessment – a nova geração de NOC
Desenvolvido pelo time de Devops, o Intelligent Assessment atua como o cérebro no processo do monitoramento de rede. Isso porque, a equipe desenvolve métodos para ensinar a plataforma a fazer o trabalho especializado dos engenheiros de forma automatizada, trazendo agilidade aos processos e redução de custos operacionais.
Um dos exemplos do que a plataforma já faz hoje é a análise da topologia e a entrega de relatórios 10 vezes mais rápida do que nos padrões manuais.
Dentre os processos automatizados, todas as resoluções de falhas detectadas na rede são armazenadas em uma biblioteca, facilitando a identificação e classificação de novos sinistros similares aos já ocorridos. Além disso, os conhecimentos dos engenheiros de rede – como montar e analisar relatórios e como aplicar as melhores práticas na integração de novas soluções na infraestrutura –, são inseridos no Intelligent Assessment, tornando a ferramenta cada vez mais inteligente.
Como implementar o NGNOC
Os serviços do NGNOC iniciam pela aplicação do Intelligent Assessment no ambiente para gerar o inventário e a documentação dos equipamentos a serem monitorados. Após a análise dos principais aspectos da rede, a plataforma cria um banco de dados e disponibiliza gráficos que dão ampla visão da topologia.
Os relatórios trazem informações que permitem aos nossos engenheiros no Centro de Monitoramento de Rede identificar as dores que a infraestrutura tecnológica do cliente tem no momento, desde uma má configuração de protocolo até indicadores de equipamentos fora de linha (end of support, end of sale).
É a soma de uma equipe especializada e a automação da plataforma Intelligent Assessment que garante uma gestão de redes com maior previsibilidade sobre as falhas, trazendo vantagens como a resolução de problemas com mais agilidade e assertividade.
Como resultado, as empresas reduzem o envolvimento de pessoas, os custos de administração da rede e o tempo da resolução de chamados, evitando horas de improdutividade durante a manutenção da infraestrutura de redes.
Atendimento especializado já no N1
Na tradicional oferta dos serviços NOC, o atendimento a um chamado é feito por meio de uma ferramenta de monitoramento e uma equipe de Nível 1 que geralmente entende de monitoramento, mas não de rede. Assim, quando o cliente precisa contratar um serviço avançado, como o de sustentação, as equipes de níveis 2 ou 3 são acionadas.
A aplicação da solução Next Generation NOC antecipa ou aponta ameaças na infraestrutura de redes e a correção de problema é realizada na mesma ordem de serviço (Service Level Agreement – SLA). No N1, os profissionais são responsáveis por fazer o primeiro embate com mais qualidade técnica e estão aptos a identificar e sanar problemas, assim como a criticar aspectos apresentados na topologia da rede e sugerir melhorias ao cliente.
O atendimento com esse nível técnico só é possível porque os profissionais são constantemente capacitados pelos engenheiros especialistas da Nap IT, que ministram treinamentos pela Academia de Redes Nap IT – uma área exclusiva para formar profissionais, internamente.b
Global Costumer Success Manager – metodologias ágeis e tecnologia
No segmento de TI, a Nap IT é pioneira no desenvolvimento de uma área Global Costumer Success Manager, que está 100% focada na satisfação do cliente. A área faz a análise dos indicadores de desempenho (KPIs) de todos os departamentos envolvidos em um projeto em integração – do onboarding ao ongoing.
Com o objetivo de entregar com excelência os serviços do NGNOC propostos em contrato e garantir que os projetos se desenvolvam e sejam finalizados dentro das expectativas do cliente, o NGNOC atua junto ao GCSM.
O GCSM utiliza métodos ágeis para se organizar e obter ganhos de performance em cada atividade realizada, a fim de mitigar falhas nos processos, auxiliar na produtividade contínua e no aproveitamento do tempo. Essa é a estratégia aplicada para que a maioria dos SLAs sejam resolvidos já no primeiro nível.
Nas metodologias ágeis, follow ups e feedbacks constantes formam a dinâmica necessária para as entregas e principalmente o SLA acordado. Para saber em qual nível a demanda do cliente foi atendida, o GCSM aplica uma matriz de escalação que também mede a agilidade e qualidade do atendimento.
Os alinhamentos são realizados por meio de reuniões entre os profissionais e o cliente, para discutir os indicadores dos serviços entregues e as melhorias a serem aplicadas. Assim, o cliente tem uma visão clara e ampla sobre a performance dos serviços oferecidos pelo NGNOC.
Diferenciais do NGNOC
Os diferenciais do NGNOC estão na automação, na metodologia que leva à satisfação dos clientes, na agilidade e acuracidade das informações. No dia a dia, esses diferenciais se revertem em vantagens competitivas para sua empresa, tendo em vista:
- A auditoria e análise da rede, com ampla visão da topologia e das configurações.
- A visibilidade sobre a performance das instalações e a disponibilidade de informações valiosas para a tomada de decisão das equipes de TI.
- O atendimento especializado desde o N1, com profissionais certificados em tecnologias para redes.
- A visão de oportunidades para melhorar o desempenho dos dispositivos do ambiente.
- Automação e otimização de processos, simplificando a gestão da área de TI.
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