Sua infraestrutura de rede nem sempre está a salvo da lentidão e das falhas. Por isso, o licenciamento e as garantias são tão importantes. Elas podem salvar sua operação – e seu bolso!
Imagine que sua rede Wireless estava funcionando perfeitamente, até que um problema passou a ocorrer repentinamente. Quais seriam suas ações para descobrir a solução do problema? Para começar, vai ser muito útil ter uma documentação consistente de tudo que foi feito na infraestrutura de rede de sua empresa e saber se o licenciamento e as garantias estão em dia.
Licenciamento e garantia de equipamentos de rede: você não quer, mas pode precisar…
Você certamente já ouviu falar sobre como a tecnologia pode ajudar o trabalho de sua empresa. Por outro lado, quando alguma falha acontece, o problema é certo também, não é? E o pior é que todo e qualquer ambiente de tecnologia está suscetível a erros e falhas…
Mas, para minimizar os riscos, existem algumas dicas. Como falamos aqui no Blog, o primeiro passo para a boa performance de rede é criar um Projeto sempre amparado por um planejamento estruturado, onde se estabeleçam os objetivos e as características necessárias para atender de fato suas demandas.
Outra dica essencial é documentar e registrar todas as ações (Change Management) realizadas em seu ambiente de rede. Acompanhar de forma próxima mostrará com mais rapidez onde pode estar a causa raiz do problema.
Essas duas ações, porém, só serão realmente práticas se, durante o processo de escolha dos equipamentos você se preocupar em seguir as regras de licenciamento e garantia dos softwares e hardwares de sua rede.
Isso porque todos os elementos de sua estrutura precisam, por exemplo, de atualizações e ajustes periódicos. E negligenciar essas ações, em outras palavras, pode causar falhas de compatibilidade, perda de respaldo das fabricantes, gastos desnecessários etc.
Como minimizar o impacto em casos de problemas ou falhas de rede?
O caminho começa, invariavelmente, com a escolha de soluções adequadas ao seu ambiente tecnológico e ao negócio. Outra coisa é o gerenciamento contínuo das atividades. Além disso, foque, também:
- Em seguir à risca os prazos e definições impostas pelos fabricantes; Garantias e Licenças possuem prazo de validade!
- Garantir que os equipamentos estejam sempre atualizados (o que garante a melhor proteção e desempenho das aplicações);
- Cuide para que qualquer alteração seja sempre documentada;
- Proponha um plano de manutenção e avaliação periódica, com diagnóstico mais rápido de possíveis gaps da infraestrutura;
- Faça a mensuração contínua do desempenho – com monitoramento de segurança ativo.
É possível tornar isso mais fácil?
Sua equipe técnica não precisa ficar 24 horas por dia monitorando a rede e deixar de lado o core business do seu negócio. Um caminho importante é contar com o apoio de consultores especializados no tipo de tecnologia empregada na rede.
Esse acompanhamento, feito por uma Consultoria de TI, pode tornar mais rápido, prático e assertivo o processo de melhorias da TI – ou para a identificação das falhas.
Quer testar? É só falar com um de nossos consultores e conferir como podemos ajudá-lo!