A partir da resolução de um problema pontual de performance na rede de um dos sites, a Nap IT indicou uma solução definitiva para a melhoria da infraestrutura e dos serviços de conexão da empresa
Uma companhia multinacional brasileira que cresce aqui e no mundo de forma exponencial precisa de respostas rápidas e assertivas, tanto no nível comercial e gerencial como em sua produção. Agora, imagine se um problema de rede de uma de suas unidades paralisa a comunicação desse site e de todos os seus departamentos, afetando a engrenagem global da companhia.
A resolução do problema pontual foi relativamente simples. Mas, para sustentar os negócios, inclusive no futuro, a empresa deveria reformular o desenho das redes e no lugar de uma infraestrutura única que englobava tanto as áreas gerenciais e executivas como o chão de fábrica, a melhor opção seria a segregação dos departamentos com redes distintas, conforme a Nap IT indicou de forma consultiva.
A necessidade de mudanças
Primeiramente, vamos entender o problema que deu origem a mudança de abordagem.
Ao identificar um travamento constante na rede de um dos seus sites localizado no interior paulista, a multinacional cervejeira abriu um chamado técnico na Nap IT. “No atendimento, identificamos que a performance estava comprometida e, em um curto espaço de tempo, essa indisponibilidade traria problemas para os negócios”, relembra Erik Ramos, engenheiro de Redes e CIEE #50690 da Nap IT.
A equipe então utilizou o Harpia Networks para vistoriar os equipamentos e entender o motivo da rede estar operando em looping. A ferramenta fez a varredura e apresentou relatórios que apontavam as possíveis causas, permitindo que os técnicos analisassem os dados com mais agilidade para indicar a melhor resolução.
Diagnóstico e resolução – melhoria da infraestrutura
Por utilizar sistemas automatizados, o Harpia Networks permitiu à equipe uma redução na média de 60% do tempo normal para analisar e identificar o problema na rede.
“Em poucas horas concluímos que era necessário fazer um upgrade da versão do sistema operacional dos switches. No entanto, a solução era paliativa, visto que o problema maior era a rede única, que comportava grande concentração de usuários e máquinas”, ressalta Ramos.
Resolvida a emergência, o time da Nap IT recomendou que fosse feito um “split” da rede única em infraestruturas menores com múltiplos ambientes, o que poderia garantir maior performance e até mesmo uma independência das áreas.
“Se uma rede cai por alguma razão, as demais, dos outros departamentos, podem seguir em operação normalmente, o que não acontecia antes”, explica Ramos.
O próximo passo foi a reorganização das redes da companhia. Foi desenhado o projeto de segregação da rede naquela unidade e o modelo já foi replicado em outros dois sites, com investimento em trocas de equipamentos, mudanças de configurações e redefinição da infraestrutura, agora segmentada em chão de fábrica e áreas do escritório.
“O resultado é que a ‘casa’ está tão bem arrumada que nestes últimos meses o cliente não fez nenhum chamado técnico. Temos a certeza de que seu ambiente de rede está preparado para suportar os negócios”, conclui o engenheiro da Nap IT.
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