fbpx

Sua rede de computadores está comprometida? Conheça cinco motivos que podem estar influenciando na baixa performance de sua tecnologia

Muitos fatores podem influenciar na performance de uma rede de computadores. Para o usuário, o comprometimento da infraestrutura corporativa geralmente é sentida pela lentidão entre uma operação e seu tempo de resposta. E seu diagnóstico é baseado nas suas tarefas rotineiras, seja ela na leitura de um e-mail ou na utilização de sistema. Se em um dia o email está rápido e no outro está lento, então o usuário percebe que tem algo errado. O vilão disso tudo é sempre a rede de computadores, o que nem sempre é verdade.

O fato é que, de forma mais técnica, o sintoma da lentidão pode ser proveniente de diversos pontos da infraestrutura de rede. O problema gera falhas de sistemas em operações, indisponibilidade e interrupções, fatores que oneram a empresa no desempenho de processos e custos operacionais.

Se a rede está comprometida, com baixa performance, existem cinco fatores mais comuns de serem os responsáveis:

Rede interna ao Data Center

Quando as aplicações da empresa, como a consulta à base de dados, são acessadas por meio de infraestrutura que está fora da matriz ou mesmo na nuvem, é comum que a lentidão esteja relacionada à configuração das aplicações do Data Center, discos e servidores.

Quando a suspeita for relacionada à rede do Data Center, nesse caso, os motivos que levam à lentidão são mais difíceis de serem diagnosticados, porque são redes complexas, que operam em cima de equipamentos robustos e altamente configurados, não tão fáceis de trabalhar em comparação a uma rede de escritório.

Rede externa ao Data Center

Assim como nos Data Centers, a má configuração dos switches do escritório também refletem uma lentidão. Quando essa rede é local, torna-se mais fácil fazer as correções, visto que, por mais que sejam tecnologias e soluções integradas, podem ser analisadas individualmente, sem impactos generalizados.

Rede sem fio

Na rede sem fio, as lentidões, quedas ou falhas de acesso podem ser geradas pela baixa amplitude causada pelo mau posicionamento do equipamento wireless. O mau posicionamento dos equipamentos, devido a não transmissão de sinal pelas estruturas físicas, metálicas e espessas, pode causar a conhecida lentidão de acesso. Esse mesmo sintoma pode ser percebido pela instalação de uma quantidade insuficiente de equipamentos Wi-Fi, que pode impactar diretamente nos acessos dos usuários, visto que os dispositivos não estarão suportando toda a gama de solicitações de acesso dos usuários que tentam que acessar a rede.

Muitas vezes, uma simples movimentação de antena ou do Access Point, ou mesmo a retirada de barreiras, resolve a questão da perda ou de baixo sinal do Wi-Fi.

Rede de links de dados contratados

Quando o problema está relacionado ao link de dados, não resta outra alternativa senão abrir um chamado de manutenção na operadora contratada. Nesse caso, nem a área de TI, nem uma consultoria especializada estariam autorizados a mexer nos links. No entanto, existem situações em que podem ser realizadas configurações nos equipamentos que estão entre os links contratados. Essas configurações podem ajudar na priorização do tráfego de determinada aplicação, o que ajudaria a resolver problemas de lentidão.

Rede Privada VPN – Virtual Private Network

A VPN, que conecta computadores entre as localidades, departamentos, escritórios, ou pessoas, permite o tráfego seguro de dados e, quando são bem configuradas, atua de forma transparente para o usuário – tanto em redes cabeadas como nas redes sem fio.

Mas, se mesmo com uma boa configuração a lentidão persistir, é provável que o problema esteja em um link que conecta as partes, podendo ser dois escritórios, duas filiais ou um escritório e uma casa.

Custos de manutenção

Dentro desses cinco aspectos, muitas vezes, somente uma reconfiguração ajudaria a amenizar problema de rede. Porém, ocorrem casos em que as configurações estão perfeitas, mas falta um dispositivo para potencializar o desempenho. Também é possível que switches e VPNs estejam defasados.

Identificar esses problemas e solucioná-los com o menor impacto para as operações, exige conhecimento técnico da área de TI interna ou de uma empresa especializada em tecnologia. A lentidão acarreta retrabalho, atraso de emissões de relatórios e documento, custos em horas extras, entre outros malefícios. Por isso, é válido pensar nas soluções oferecidas por uma consultoria, que atuará de forma mais ágil e assertiva.

O desafio da consultoria, entretanto,  é medir os custos do impacto aos negócios que a empresa teria com a queda da rede e interrupção dos processos, em relação aos benefícios de ter um trabalho especializado, que resolveria problemas técnicos em menor tempo.

No caso de lentidão na rede de computadores, os cinco fatores apresentados estão entre os primeiros a serem analisados durante um Assessment, a análise detalhada que vai diagnosticar as procedências dos problemas em uma rede.

Equipe Nap IT

 

Leia também:

Análise de rede: o princípio para a alta performance

O próximo post abordará:

Assessment de rede: O que é e para que serve?

Confira outras postagens

Contato

+55 (51) 3372 6200

contato@napit.com.br

Endereços

Brasil, Porto Alegre

Estados Unidos, Weston - Flórida

Chile, Santiago

México, Ciudad de México