Site Survey e a eficiência na rede sem fio
* Por Rodrigo Alabarce
Nas atuais infraestruturas corporativas, as redes sem fio trazem mobilidade e agregam dinamismo ao ambiente. Porém, se ela for mal configurada, acaba impactando em processos administrativos e operacionais, chegando a afetar o core da organização. Para implementar uma rede sem fio em qualquer tipo e tamanho de empresa é indicada a execução do Site Survey, uma metodologia que identifica a capacidade de transmissão de dados que a rede deve suportar e a qualidade de sinal específica para o perfeito funcionamento das operações.
Pela aplicação do Site Survey, o diagnóstico de falhas é dado a partir da análise de interferências e obstruções de sinal, características dos equipamentos, serviços utilizados e configurações das redes, que podem estar sub ou superdimensionadas. Além disso, levam-se em conta os serviços que serão disponibilizados e a densidade de usuários, entre outras questões que parecem detalhes, mas que fazem muita diferença para uma rede sem fio, como a escolha de antenas ideais e o perfeito posicionamento dos equipamentos.
Nas questões da segurança, a não implementação de sistemas de autenticação mais robustos, com base em certificados digitais, e a falta de uma rede destinada a convidados totalmente apartada da rede corporativa, podem trazer vulnerabilidade e ameaças à rede. Até mesmo porque, hoje, o uso de dispositivos pessoais no ambiente corporativo (BYOD) é feito muitas vezes de forma instintiva, sem regras e sem procedimentos e autenticação específicas.
A metodologia bem aplicada oferece perfeito dimensionamento da rede sem fio com base nas necessidades da empresa, evitando retrabalho, investimentos não programados, perda de escalabilidade e principalmente as deficiências na cobertura de sinal. Essa redução significativa de falhas vem tornando a aplicação do Site Survey um fator definitivo para uma rede sem fio eficiente. Isso porque ela amplia a qualidade da cobertura, garante segurança eficaz e melhor velocidade da rede sem fio em conjunto com a rede cabeada.
Ao implantar uma rede sem fio, vale lembrar que as configurações fazem parte de um trabalho estratégico e estruturado, voltado aos bons resultados.
* Rodrigo Alabarce é diretor de Serviços da Nap IT.