Projeto beneficiou toda a cadeia de fornecimento da empresa
A Nap IT, empresa de TI, auxiliou a Souza Cruz, produtora de cigarros, no processo de transição de tecnologia e fornecedor de rede em mais de 50 localidades como parte do projeto executado para melhorar a performance da rede WAN.
O projeto impôs desafios à Nap IT nas questões geográficas, visto que a empresa está espalhada por várias regiões e a integração deveria causar o menor impacto possível aos usuários. A Nap IT auxiliou com uma equipe de profissionais técnicos e supervisão pré e pós-migração liderada por Rodrigo Cassiano, gerente de Contas da Nap IT.
“A Souza Cruz possui sites em vários estados do país e em alguns têm mais de uma filial. Isso dificultou a logística diante da necessidade de trocar o antigo provedor de serviço pelo novo sem que o usuário percebesse. Outro grande desafio era fazer a migração com o menor custo e total transparência para o usuário”, comenta o gerente.
Ao substituir o provedor por uma tecnologia mais robusta, a Souza Cruz atingiu 25% a mais de ganho em performance. A tecnologia beneficiou toda a cadeia de fornecimento da empresa, como os depósitos de vendas, que fazem a parte de logística; armazém de fumo; e usinas que processam fumo.
Dentre os benefícios alcançados com esse projeto, além da padronização dos processos houve a melhoria do nível de serviço e disponibilidade de redes escaláveis. As novas funcionalidades ainda oferecem convergência de voz, dados e serviços de conferência sobre a mesma plataforma, e acesso remoto à Souza Cruz a partir de uma rede pública. Nos sistemas de segurança, a tecnologia utiliza firewalls dedicados para restringir, monitorar e impedir o acesso à rede de dados.
De acordo com o gerente de TI da Souza Cruz, André Meireles, o projeto visou a redução do custo operacional da Souza Cruz sem perda de performance da tecnologia e da qualidade dos sistemas disponíveis aos colaboradores. “Consideramos que todos os serviços de comunicação do grupo são críticos para o nosso negócio, por isso optamos pelo outsourcing do projeto. A gestão da Nap IT permitiu que a equipe interna de TI da Souza Cruz se concentrasse nos sistemas ligados ao core business da empresa”, finaliza Meireles.