fbpx

Gerente da Cisco fala sobre mercado de videocolaboração

Hugo Palma - Cisco

Hugo Bortolato da Palma, gerente de desenvolvimento de parceiros, apresenta para o Blog da Nap IT sua visão sobre o cenário atual, as tendências e outros aspectos do setor

Empresas de todos os portes têm utilizado a tecnologia para realizar reuniões a distância, evitando assim gastos de deslocamento e de tempo dos executivos. Para atender a essa demanda e garantir alta qualidade, fornecedoras de tecnologia aprimoram cada vez mais os recursos integrados a essas opções tecnológicas, com soluções de voz, vídeo e dados.

Em entrevista para o Blog da Nap IT, Hugo Bortolato da Palma, gerente de desenvolvimento de parceiros da divisão Colaboração da Cisco, fornecedora mundial de soluções tecnológicas, apresentou alguns aspectos, tendências e expectativas do segmento. Ele aborda inovações e conta que prevê a aquisição de tecnologias que vão garantir ainda mais interatividade e eficiência aos usuários.

Leia na íntegra:

 

Nap ITComo você vê o crescimento do mercado de videocolaboração e quais tendências estão chegando ao Brasil?

Hugo Palma – Dentro das diversas tecnologias de colaboração, os sistemas de conferências, tanto por vídeo quanto por Web, são os que mais têm demonstrado crescimento no Brasil, a uma taxa de aproximadamente 7%, comparado a 2014.

A tendência mais evidente no mercado brasileiro é a adoção dessas tecnologias como serviço, porque torna mais interessante para as empresas pagarem um valor mensal para o provedor de serviço. Nesse modelo, elas têm o terminal de vídeo, a infraestrutura necessária ao ambiente e todo o suporte.

 

Nap ITQuais as novidades da Cisco para essas tecnologias?

Hugo Palma – Podemos destacar renovação e evolução de todo o portfólio da Cisco. Um dos destaques é a sala imersiva IX5000, com três telas ultra-HD de 70 polegadas, cujas câmeras tem 4K de resolução. Essas tecnologias levam o usuário a outro nível de experiência imersiva, utilizando a metade da largura de banda dos equipamentos antecessores.

Outra novidade é a integração nativa dos sistemas das salas de videocolaboração com a conferência-Web da Cisco (Webex),uma solução que faz com que usuários remotos possam participar por meio de qualquer dispositivo móvel – computador, tablets ou smartphones.

 

Nap ITMuitas empresas utilizam sistemas de conferência gratuitos.Qual a principal diferença entre as soluções gratuitas e as profissionais?

Hugo Palma – A maior diferença é a segurança. Aplicativos de consumo gratuitos não têm todas as camadas de proteção, como por exemplo, a autenticação e criptografia das informações. Isso leva as empresas a um risco de ataques ou vazamento de informações confidenciais, cujas consequências podem ser desastrosas.

Outro ponto importante é que os sistemas gratuitos não fazem parte de uma arquitetura completa de colaboração, o que acaba criando ambientes e necessidades diferentes de comunicação dentro das empresas. Com isso, para se comunicar com vídeo, preciso de um aplicativo; para telefonia corporativa, outro sistema distinto; e assim por diante.

Numa arquitetura completa de colaboração, o usuário tem uma experiência totalmente integrada e consistente independentemente do tipo de comunicação que irá realizar, do dispositivo que prefere utilizar e o do local onde se encontra. O usuário é o centro da colaboração, ele é quem decide o que utilizar num determinado momento, e não o contrário.

 

Nap ITQuais os principais recursos oferecidos pelas tecnologias profissionais que fazem com que as empresas justifiquem investimentos em infraestrutura física, hardware e softwares?

Hugo Palma – Novamente vamos falar sobre a segurança como um dos principais recursos dos sistemas profissionais, porque previne ataques e fraudes na comunicação e o vazamento de informações confidenciais. A segurança é nativa nos sistemas de colaboração da Cisco, e pode ainda ser complementada com outros componentes de segurança, como Firewalls e sistemas de identificação de usuários. A integração com sistemas de diretório corporativo permite o “Single Sign-On” (mecanismo para acesso a múltiplos serviços a partir de uma única autenticação) e a gestão dos perfis dos usuários.

Outro recurso é a experiência consistente do usuário independentemente do dispositivo, para que ele realize sua comunicação seja de vídeo, telefonia ou mensagens de texto, de qualquer lugar e a qualquer momento.

 

Nap ITNo final de 2015, a Cisco anunciou que vai concluir a compra da empresa Acano Limited, fornecedora de infraestrutura e software de videocolaboração. Quais são os objetivos da dessa aquisição?

Hugo Palma – A solução da Acano vai ajudar a Cisco a acelerar a estratégia de melhorar a experiência do usuário ao se comunicar por meio de qualquer dispositivo  e de qualquer lugar, aumentando a interoperabilidade de outros fabricantes (incluindo os protocolos proprietários da Microsoft e mobilidade de browsers via Web-RTC). Com isso, visa massificar o vídeo devido a sua alta capacidade de escala, aderindo ainda mais a tendência da oferta como serviço, seja em nuvem ou de forma híbrida.

 

Nap ITQuais oportunidades de negócios a videocolaboração pode oferecer às corporações?

Hugo Palma – A vídeocolaboração permite que as áreas de negócios das empresas possam alcançar seus objetivos de forma mais ágil, eficiente e produtiva, já que a comunicação se torna mais eficaz e reduz a latência humana nos processos corporativos. Além de reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade das equipes e consequentemente melhorar resultados para as empresas, amplia a satisfação de seus clientes.

Podemos citar alguns casos de uso:

  • Consolidação da infraestrutura de comunicação61% das empresas relatam aumento da produtividade como resultado da consolidação de tecnologias de comunicação unificada e colaboração, além de melhorar a gestão e reduzir o OPEX;

 

  • Habilitar reuniões com trabalhadores remotos: 87% dos usuários remotos sentem-se mais conectados aos seus times e processos quando usam videoconferência; 58% dos usuários de videoconferência relatam que os ajuda a acelerar a tomada de decisão; enquanto 95% dos empregadores dizem que o teletrabalho tem um grande impacto sobre a retenção de funcionários.

 

  • Localizar e acessar especialistas remotos: A taxa de conversão de uma interação com o cliente com um especialista no assunto com áudio e vídeo é superior a 90%; apenas de áudio é de 50%.

 

Nap ITComo as tecnologias de videocolaboração se adéquam aos sistemas de comunicação móveis?

Hugo Palma – A Cisco tem como princípio permitir que o usuário tenha a mesma experiência com os dispositivos móveis daquele que ele possui em sua mesa no escritório. Os aplicativos que rodam nos smartphones e tablets possuem o mesmo “look &fell” das aplicações do desktop. De forma bastante intuitiva, os usuários podem participar de conferências vídeo e/ou Web, comunicar-se com mensagens de texto, fazer uma chamada telefônica enriquecida com vídeo, tanto internamente na corporação como entre empresas, independente do fabricante do aparelho e do sistema operacional.

 

Nap ITTecnologias de videocolaboração são indicadas para empresas de qualquer porte? Explique a adequação da tecnologia em relação ao tamanho da empresa usuária.

Hugo Palma – Sim, a Cisco possui soluções de videocolaboração para qualquer porte de empresas. Tanto para tornar suas salas de reuniões em salas colaborativas ao habilitar a videocolaboração, bem como permitir que todos os usuários possam se comunicar com vídeo nativamente, pelos telefones de mesa, aplicativos para desktop e dispositivos móveis.

A necessidade de videocolaboração não é mais uma demanda das grandes corporações, a conjuntura e o mercado exigem agilidade e tempo de resposta das empresas (mesmo de pequeno ou médio porte). Essas demandas, apenas a videocolaboração junto à mobilidade são capazes de atender.

 

Nap IT – Quais dores as empresas buscam solucionar com essa tecnologia?

Hugo Palma – As empresas que desejam contratar este tipo de solução, são aquelas que querem dar o melhor atendimento aos seus clientes de forma mais rápida, e desejam fornecer aos colaboradores as melhores ferramentas para que possam executar seus trabalhos, aumentando assim sua satisfação e sua retenção na empresa, além de atrair novos e os melhores talentos. Em resumo, acreditam que a tecnologia é parte fundamental para se destacar de seus concorrentes e melhorar a satisfação de seus clientes e colaboradores.

 

Para mais informações sobre sistemas de colaboração da Cisco, acesse: http://www.cisco.com/web/BR/solucoes/collaboration/index.html

 

Leia também o artigo:

Videoconferência: Tecnologia de qualidade reduz custos de deslocamento

Confira outras postagens

Contato

+55 (51) 3372 6200

contato@napit.com.br

Endereços

Brasil, Porto Alegre

Estados Unidos, Weston - Flórida

Chile, Santiago

México, Ciudad de México