Para migrar suas aplicações para nuvem, empresa adequou o ambiente de rede dos escritórios em todos os continentes com solução SD-WAN Viptela, da Cisco. O resultado foi redução de custos, alta disponibilidade e segurança para as operações
Em busca de ampliar a performance em suas tecnologias, muitas empresas migram suas aplicações para a nuvem (SaaS). Para um dos maiores fabricantes de bebidas do mundo, isso não foi diferente. Em 2020, a empresa colocou em prática um projeto de melhoria da infraestrutura tecnológica a fim de deixar o ambiente adequado para a migração das aplicações em nuvem.
A iniciativa visou trazer mais agilidade, segurança e desempenho das soluções em suas unidades, em todos os continentes, melhorando a competitividade e as oportunidades de novos negócios. E para abranger suas unidades em nível global, a empresa apostou na SD-WAN, solução para rede de longa distância definida por software ideal para empresas de grande porte que precisam integrar escritórios e filiais distantes umas das outras.
A Nap IT, consultoria brasileira de redes corporativas e integração de soluções em TI, foi a responsável pelo planejamento e execução do projeto, que teve como estratégia implementar a solução SD-WAN Viptela, da fabricante americana Cisco. A solução, baseada em nuvem, deveria trazer recursos para priorizar diferentes tipos de tráfego de rede e proteger os dados.
De acordo com Fábio Teixeira, Country Manager da Nap IT em Portugal, a ideia do projeto começou em 2019, durante um workshop promovido pela Cisco em Palo Alto (Califórnia, EUA). No evento, que contou com a participação de profissionais Cisco de todas as divisões globais, incluindo os três “quartéis-generais” Brasil, Bélgica e EUA, a Nap IT apresentou o projeto aos arquitetos da fabricante de bebidas de todos os continentes, e o projeto foi validado.
“A Viptela é a tecnologia ideal para ambientes que já possuem soluções Cisco, como o SD-WAN iWAN, e que pretendem partir para SD-WAN. Unindo essas tecnologias, nosso cliente teria o ambiente adequado para a nuvem”, reforça Teixeira.
Solução SD-WAN – A renovação em grande escala
O conglomerado da fabricante divide a infraestrutura de TI por continentes, em escritórios globais que têm estrutura própria. A solução Viptela foi integrada em 15 escritórios globais, especificamente nos Estados Unidos, Brasil, Holanda, África do Sul e Coreia do Sul, fazendo a interligação entre os continentes.
Segundo o CTO da Nap IT, Luis Lhullier, a infraestrutura de rede que recebeu a tecnologia fazia interligação entre continentes a partir dos data centers globais e uma série de sistemas dependem da rede WAN. Atuamos com o mapeamento de todas os sistemas que dependiam dos data centers e fizemos a configuração e migração das soluções remotamente.
“Com as aplicações em nuvem, a empresa depende mais de conectividade de internet do que do data center, e é nesse ponto que a solução Viptela vem agregar. Ela otimiza o tráfego gerado entre essas aplicações em nuvem”, enfatiza Lhullier.
Benefícios da SD-WAN Viptela
O Viptela adequou a infraestrutura de rede para a migração, deixando os recursos dos data centers para usar tráfego de internet local. Houve redução de custos ao substituir os links MPLS por vários links de internet, e agora, quando um link cai, a tecnologia converge automaticamente em outro, garantindo a continuidade dos processos.
Por meio de seu dashboard, a solução Viptela traz facilidade de gerenciamento, controle e visibilidade de sistemas críticos na infraestrutura de rede. Ainda garante alta disponibilidade pela aplicação de políticas de roteamento e integração nativa com ambientes em nuvem como Azure e AWS.
Quer saber mais sobre tecnologias que otimizam ambientes de redes e permitem uma comunicação eficiente entre escritórios fisicamente distantes? Entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.